terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Afiando corretamente suas facas!

Boa tarde! Este artigo tratará da afiação de facas. 
Várias vezes já pesquisei sobre isso e muitas pessoas já me procuraram para auxiliar na afiação de facas. 

A afiação consiste simplesmente em desbastar, ou "gastar" a parte onde se quer colocar corte, esfregando e mantendo um ângulo de inclinação da lâmina em relação à superfície da pedra abrasiva que irá formar do fio.
Não importa se você esfrega a faca na pedra ou a pedra na faca, se você vai pra frente ou pra trás, se você faz movimentos circulares ou não, isso são maneiras diferentes de se fazer a mesma coisa. O importante aqui é desgastar a pedra por igual.
Antes de começar a afiar uma faca é importante saber como e por quê estas ferramentas cortam: Cortam porque possuem uma aresta cortante chamada de fio.
Qualquer faca de qualquer aço pode ser afiada, mas quanto tempo ela vai manter o fio depende do aço. O corte será tão duradouro quanto à resistência ao desgaste do fio.
A faca será tão mais cortante quanto mais afiado for o fio. Mas, por outro lado, a durabilidade do fio pode ser comprometida por diversos fatores, tais como a pressão do golpe ou até mesmo o ângulo deste golpe.
Desta forma, sabe-se que, para facas de uso na cozinha, devemos ter um ângulo de afiação entre 17 a 20 graus. Sabendo disso vamos a afiação:
A maneira mais usual é usando as conhecidas pedras de afiar. Existe uma grande variedade de pedras naturais e artificiais com durezas, porosidades, granulometria e tamanhos diferentes.

1) Antes de começar a afiação é aconselhável arredondar as arestas da pedra para evitar que na hora do desbaste um descuido provoque um risco indesejável. Isto pode ser feito num chão de cimento, ou com outra pedra.


  • 2) Prenda a pedra em uma posição confortável para facilitar o trabalho, pode ser numa morsa, num encaixe ou num suporte de borracha.


  • 3) Veja como está o corte atual da faca. Se estiver muito danificado comece com o lado mais grosso da pedra, com granulometria menor, para uma remoção mais rápida de material. Com a pedra fixada, lubrifique-a com um pouco de água, para que o material retirado não fique emplastado e também para diminuir o desbaste da pedra, resultando num acabamento mais fino. 


  • 4) Passe a faca na pedra mantendo o ângulo desejado. Por exemplo, para um fio de 30 graus a inclinação em relação à superfície da pedra será de 15 graus. Passe quantas vezes forem necessárias dos dois lados do fio e observe se ele esta ficando uniforme. No início passe com mais força, e quando você sentir que no fio está se formando uma fina e continua rebarba, gradativamente diminua a força.


  • 5) Agora é só repetir a operação com o lado mais fino da pedra, de maior granulometria, terminando esta operação passando a faca ora de um lado ora do outro, com leveza, para apurar a qualidade do fio. 

  • 6) Neste ponto, a faca já esta satisfatoriamente afiada. Se quisermos melhorar ainda mais, pode-se usar uma chaira ou uma pedra mais fina para diminuir ainda mais a rugosidade, deixando-a mais afiada.

  • 7) Para testar o fio, uma técnica que aprendi é passá-lo, COM CUIDADO, na unha do polegar. Se o fio der uma "travadinha", é porque está bem afiado. Se deslizar é porque pode ser mais afiado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário