quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Comidas Estranhas I - Ovo Centenário

O Ovo Centenário, também conhecido como "ovo preservado", "ovo secular" e "ovo milenar" é um ingrediente da cozinha chinesa feito com a preservação de ovos de pato, galinha ou codorna numa mistura de argila, cinzas, sal, cal e casca de arroz durante várias semanas, podendo se estender por vários meses, dependendo do método utilizado.

Ovo coberto com a mistura

Ovos do Século podem ser comidos sem maior preparação, sozinhos ou como acompanhamento. Uma receita de Xangai mistura estes ovos com tofu. Uma outra forma é misturar estes ovos picados numa omelete de ovos normais.


Ovos cortados e dispostos no prato

Em eventos especiais como banquetes de casamento ou festas de aniversário, o primeiro prato é feito de carne de porco grelhada, alho-poró cortado em conserva, abalone fatiado, cenoura fatiada em conserva, rabanete daikon em conserva, água-viva temperada, carne de porco fatiado e os ovos do século picados. Isso é chamado de lahng-poon em cantonês, que significa simplesmente "prato frio".

Venda em Hong Kong

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Century_egg

2 comentários:

  1. Eu ouvi o relato de um rapaz formado em Gastronomia pela Faculdade de Águas de São Pedro e que provou um desses ovos com 200 anos de conserva. Para ele foi a comida com pior sabor que já provou em toda a vida. Mas ainda assim é surpreendente imaginar como é preparada essa iguaria.

    ResponderExcluir
  2. É interessante ver o quão criativa pode ser a mente humana. Com certeza isso deve ter sido criado numa época de recessão, numa eventual falta de alimentos. Vai saber...

    ResponderExcluir